A Síndrome do Túnel do Carpo consiste na compressão do nervo mediano no nivel do punho, atingindo principalmente as mulheres.
Os principais sintomas são: formigamento das mãos e dores na palma da mão, que podem irradiar por todo o membro superior. As crises costumam ser piores durante à noite ou pela manhã, ou ainda relacionadas a alguma atividade manual ou posição das mãos.
Causas
A maioria dos casos de Síndrome do Túnel do Carpo são de causa desconhecida. A doença pode estar associada a qualquer condição que faça com que a pressão sobre o nervo mediano no punho aumente.
Algumas condições comuns que podem levar à Síndrome do Túnel do Carpo:
- Obesidade;
- Contraceptivos orais;
- Hipotiroidismo;
- Artrite;
- Diabetes;
- Trauma.
Tratamento
Existem alguns tratamentos para a Síndrome e a cirurgia deve ser considerada quando outros métodos, como a fisioterapia, não trazem os resultados desejados.
Existem basicamente 2 técnicas cirúrgicas: a técnica aberta e a técnica endoscópica por vídeo.
A técnica endoescópica gera excelentes resultados, semelhante aos pacientes operados por via aberta.
A cirurgia é um tratamento definitivo que faz desaparecer os sintomas. A recidiva só acontece quando a proliferação sinovial é decorrente de uma doença anterior, que continua sem tratamento adequado.
Existem doença que simulam a Sindrome do Túnel do Carpo e que, se não forem diagnosticadas, são as principais falhas do tratamento cirúrgico dessa doença. Isso reforça a necessidade de uma análise criteriosa dos aspectos clínicos do paciente, antes do tratamento cirúrgico.
A Sindrome do Túnel do Carpo é cirúrgica quando ela for a única causa de dor e todos o demais motivos forem descartados.