A luxação do ombro é a perda do “encaixe” do ombro. Essa patologia ocorre com mais frequência entre os praticantes de “esportes overhead” (aqueles em que o braço se movimenta acima da cabeça), tais como: tênis, natação, vôlei, rugby, crossfit, etc.
A doença também pode ser vista em pacientes que apresentam algum histórico de trauma, podendo apresentar a Lesão de Bankart e Hill-Sacks, como resultado de um episódio de luxação.
O exame clinico, a história, a frequência e a forma de redução da luxação são muito importantes para o diagnóstico e tratamento.
Reabilitação do Paciente com Luxação do Ombro
Uma vez feito o diagnóstico de luxação por frouxidão do ombro, inicia-se uma reabilitação prolongada, com ênfase no fortalecimento do manguito rotador, deltóide e musculatura escapulotorácica, com 80 a 90% de bons resultados.
Tipos de Tratamento da Luxação do Ombro
Na falha do tratamento fisioterápico, é indicado o tratamento cirúrgico, que pode ser antecipado se houver desinserção do lábio antero-inferior da glenóide na artroressonância magnética.
Nos casos de instabilidade traumática, existe a indicação de correção cirúrgica por via artroscópica, minimamente invasiva e de fácil reabilitação.