Antes de falarmos da artroscopia, é importante conhecermos a anatomia do ombro.
O ombro é uma articulação complexa, capaz de realizar mais movimentos do que qualquer outra articulação do corpo. Ele é composto por três ossos: o osso do braço (úmero), sua omoplata (escápula), e sua clavícula.
Já a artroscopia é um procedimento muito comum, que os cirurgiões ortopedistas utilizam para inspecionar, diagnosticar e reparar problemas dentro da articulação.
A artroscopia de ombro pode ser recomendada em casos onde a dor não responde aos tratamentos não-cirúrgicos, como repouso, fisioterapia, medicamentos ou injeções, para redução da inflamação.
As lesões, o uso excessivo e o desgaste relacionado com a idade são responsáveis pela maioria dos problemas no ombro.
E a artroscopia do ombro pode aliviar os sintomas dolorosos de muitos problemas que comprometem os tendões do manguito rotador, labrum, cartilagem articular e outros tecidos moles em torno da articulação.
As artroscopias mais comuns incluem:
- Reparo do manguito rotador;
- Remoção de esporão ósseo;
- A remoção ou reparação do labrum;
- Reparação dos ligamentos;
- A remoção do tecido inflamado ou cartilagem solta;
- Reparação de luxação do ombro recorrente.
Alguns procedimentos menos comuns, como a liberação do nervo, o reparo de fratura e cisto excisão também podem ser realizados utilizando um artroscópio. Alguns procedimentos cirúrgicos, como a substituição do ombro, ainda necessitam de cirurgia aberta, com incisões maiores.
O procedimento
A maioria dos procedimentos de artroscopia leva menos de uma hora. No entanto, a duração da sua cirurgia vai depender da localização e dos reparos necessários.
O cirurgião irá primeiro injetar um líquido no ombro para inflar a articulação. Isso facilita a visão das estruturas do ombro através do artroscópio (instrumento cirúrgico que possui uma câmera em sua extremidade).
Assim que o problema está claramente identificado, o cirurgião irá inserir outros pequenos instrumentos através de incisões separadas para repará-lo.
Recuperação
Embora a recuperação da artroscopia é muitas vezes mais rápida do que a recuperação da cirurgia aberta, são necessárias algumas semanas, para que a articulação do ombro possa recuperar-se completamente.