Antes de falarmos sobre os tipos de bursite, é importante entender do que se trata esta doença.
Bursite é a inflamação da bursa, pequena bolsa contendo líquido que envolve as articulações e funciona como amortecedor entre ossos, tendões e tecidos musculares.
A bursite ocorre principalmente nos ombros, cotovelos e joelhos, podendo ser de graus diferentes também, como aguda e crônica.
Sintomas
Os sintomas da bursite estão diretamente relacionados com o grau de inflamação presente na bursa. A bursa inflamada pode causar dor localizada, inchaço, edema local, rigidez e vermelhidão.
Causas
A bursite costuma ser ocasionada por movimentos repetitivos, traumatismos, infecções e doenças preexistentes, como por exemplo reumatoide. Outras causas são lesões por esforço, uso excessivo das articulações, movimentos repetitivos, artrite e gota.
Tratamento
A bursite pode ser tratada através de medicamentos e exercícios leves de mobilização da junta e alongamento dos músculos. Além disso, exercícios para corrigir os defeitos de postura. Nos casos de infecção, a eliminação do germe causador da doença e a reparação das sequelas resolvem o problema. Muitas das vezes a resolução passa pela cirurgia ortopédica.